Trabalho Ciencias do Ambiente
INDUSTRIA DE COSMÉTICOS
DEFINIÇÃO
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a definição de cosméticos engloba produtos de higiene e perfumes. Eles são constituídos por substâncias naturais ou sintéticas como óxidos de ferro (corantes), óleos , ceras e água purificada obtida por meio do sistema de osmose inversa. São geralmente de uso externo nas diversas partes do corpo humano, com o objetivo exclusivo e principal de limpá-los, perfumá-los e protegê-los.
A indústria de cosméticos é uma das indústrias que mais crescem no país, devido seu mercado atrativo, competitivo, e dinâmico. E também porque mulheres e homens nunca estiveram tão vaidosos como hoje.
POLUENTES E DANOS
Um dos problemas das indústrias de cosméticos é que elas estão interessadas em obter cada vez mais lucros, sem se preocupar com os impactos ambientais causados.
Alguns dos principais poluentes gerados por esse tipo de indústria são os químicos, que inclui sódio, dióxido de titânio e ácido cítrico, que causam efeitos cancerígenos, irritações na pele, nos olhos e nos pulmões, respectivamente.
Outros são gerados pela emissão de efluentes líquidos e de carbono, que provoca alteração da qualidade da água e do ar ; geração de resíduos sólidos e rejeitos na cadeia produtiva, que despertam grande preocupação em relação a contaminação dos solos e a ocupação dos aterros sanitários.
Já os efeitos a longo prazo dessa contaminação ainda são desconhecidos, tanto para os organismos aquáticos, como para a população que consumidora. Como não existe uma legislação que obrigue as empresas a retirarem essas substâncias do esgoto, tem sido comum encontrar interferentes hormonais nas torneiras das residências. Isso acontece porque os filtros domésticos não fazem esse tipo de limpeza. As estações de tratamentos brasileiras ainda não incorporaram novas tecnologias e não farão isso, enquanto não forem obrigadas, já que esse processo encareceria o tratamento.