ETAPA 1
Passo 4
Imposto
O imposto, desde a época do descobrimento, vem se caracterizando como uma obrigação paga, seja em moeda da época ou pedras preciosas, a quem governa como forma de garantia de suas terras e mantimentos.
Colonial Na época pré-colonial, o Brasil pagava tributo para a Portugal para poder extrair o então chamado pau-brasil. Já na era colonial, o Brasil pagava os impostos, para a centralização de Portugal aqui no Brasil, com quintos de metais e pedras preciosas.
Independência do Brasil Mas o tributo não serve apenas para garantir as suas terras, mas sim também para investimentos tributários. O que ocorreu quando o Brasil conseguiu sua independência e começam a eleger, presidentes para governar o país. No caso do presidente Getúlio Vargas, os tributos serviram não somente para construir o Banco do Brasil mas sim para investir em infraestrutura, saúde e educação do pais.
Tempos de hoje Já estamos mais que acostumados em pagar nossos impostos e também sabemos para que servem os impostos mas e se não pagarmos nossos impostos? Na verdade temos que entender que os impostos são obrigatórios, se não pagarmos ou honrarmos com eles, o governo nos lança um credito tributário. É uma dívida com o governo que temos que pagar em um determinado tempo com pena de prisão preventiva. Os três tipos de credito tributários são;
Suspenção: É o tempo de espera que o credito deve ser pago, caso o sujeito passivo entrar com uma ação contra o governo por não concordar com esse credito.
Extinção: É quando é extinta o credito tributário por parte do sujeito ativo.
Exclusão: É quando o credito se finaliza, ou pelo pagamento no sujeito passivo, ou pelo cancelamento dele.
Tipos de tributos por parte da receita federal Já estudamos o histórico de tributos, os motivos e como eles incidem em nossas vidas agora iremos ver quais os tipos de tributos pagos pelas empresas (até o capitulo 3). Os tipos