Desenvolvimento industrial suas fases, conclusões e importancia no processo logistico
Introdução
A Revolução Industrial é processo de transformações econômico-sociais que se iniciou na Inglaterra. No final do século XVII. A velha Europa agrária foi se tornando uma região com cidades populosas e industrializadas. Com tempo, a Revolução Industrial influenciou profundamente a vida de milhões de pessoas em todas as regiões do planeta. Sua principal Característica é a mudança de produção artesanal da era moderna para a produção mecânica. A introdução de máquinas aumenta o rendimento do trabalho e aumenta a produção. Entre as principais características da sociedade industrial, podemos citar: a organização das mais diversas atividades humanas pelo capital; a predominância da indústria na atividade econômica e o crescimento da urbanização.
Tendo a Inglaterra como pioneira nesse processo econômico-social. Com a revolução gloriosa a Inglaterra era no final do século XVII a única nação onde a burguesia ocupava o poder político o que fazia da Inglaterra um estado liberal burguês. A burguesia, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Devido ao mercantilismo e a exploração da America do norte período favorecido por Oliver Cromwell surge na Inglaterra fatores propícios para a revolução industrial. Os fatores que fizeram da Inglaterra o berço da revolução industrial são: mão de obra disponível, estado liberal e jazidas de carvão.
A mão de obra disponível era resultante do processo de cercamento ou “enclosures” (com a substituição da agricultura pela pastagem de ovelhas todas as fazendas passaram a ter cerca daí o nome) a mão de obra que era utilizada para o a agricultura estavam migrando para as cidades devido a essa troca, nas cidades essa mão de obra se torna fonte de trabalho para as indústrias. A indústria que a principio tinha como fonte motriz o vapor daí a importância das jazidas de carvão.