O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações.
O Processo De Construção E Reconstrução Das Identidades Dos Indivíduos Nas Organizações.
Aluno: Norton Nichelle
O artigo em análise, elaborado por Karina Ribeiro Fernandes e José Carlos Zanelli, debate acerca da formação e reformação das identidades individuais junto ao ambiente organizacional a partir da interação humana e expõe a influencia exercida pelas empresas na intenção de nortear os funcionários a uma homogeneidade de atitudes.
Através da realidade subjetiva individual criada por intermédio de uma identidade pessoal, percebe-se que a relação dialética com a sociedade, transforma cada indivíduo em produto e produtor do sistema social.
As empresas possuem um conjunto de regras do que é aceitável e do que não é, levando seus funcionários a agirem dentro destes limites, o que gera uma padronização até certo ponto desejável para a óptica da organização.
Contudo, sob outro enfoque, a padronização pode surtir efeito contrário, visto que, muitas vezes, este processo suprime a criatividade e disponibilidade para mudanças, o que é prejudicial para a empresa. Sem esquecer que esse ciclo pode ser extremamente maléfico para os indivíduos, vez que pode resultar numa perda de individualidade por se colocarem em posição de passividade, perdendo a percepção da realidade.
A identidade de cada pessoa em uma organização é definida então, através de um contexto organizacional preexistente e do convívio com os outros indivíduos que carregam suas bagagens internas pessoais, na busca de objetivos determinados. Perante essas atribuições, a ação humana varia mediante os processos cognitivos e conforme o tipo da organização e ambiente em que serão inseridos esses indivíduos. Convém enfatizar que apesar da existência do universo simbólico, ou seja, da realidade criada por cada ser humano em suas relações sociais, que variam de pessoa para pessoa, existem elementos dentro desta realidade que são comuns a todos, e que, quanto melhor se conhece esses