O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO ISO 14001
O grande desafio para a implantação de SGAs é estabelecer um fundamento metodológico que sirva de suporte ao seu desenvolvimento e, principalmente, implantação e manutenção. Tendo em vista as dificuldades de pequenas e médias empresas, é proposto um sistema de implantação cooperativa, onde as empresas participantes reunissem recursos financeiros e compartilhão sem os gastos e os benefícios na implantação do sistema, o que ajudaria a reduzir os custos para. organizações com este perfil.
As fases de implantação de um SGA – ISO 14001 descritas aqui serão as seguintes: planejamento, implantação, verificação, ações corretivas epreventivas e revisão crítica.
Fase de planejamento
É importante frisar que problemas ocorridos nesta fase podem inviabilizar a implantação do SGA. Portanto, atenção especial deve ser dada a este primeiro passo.
Requisitos legais e outros requisitos
Este subsistema envolve as determinantes legais relacionadas à questão ambiental na implantação de um SGA (SEIFFERT, 2007). Como determina a norma ISO 14001, “a organização deve estabelecer e manter procedimentos para identificar e ter acesso à legislação e outros requisitos por ela subscritos aplicáveis aos aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços” (NBR ISO 14001:2004).
caso a empresa não tenha um departamento jurídico com profissionais competentes em legislação ambiental, a contratação de uma consultoria seria fortemente indicada.
A norma de orientação NBR ISO 14004:1996 sugere algumas perguntas que deverão dar suporte à empresa no momento da concepção deste subsistema:
Curso de Especialização em Análise Ambiental da UFJF 23
1. Como a organização acessa e identifica os requisitos legais eoutros requisitos aplicáveis?
2. Como a organização acompanha os requisitos legais e outros requisitos?
3. Como a organização acompanha as alterações nos requisitos legais e outros requisitos?
4. Como