O processo de aquisição da linguagem e da aprendizagem em crianças com síndrome de down.
Em seus estudos Vygotsky considera fundamental o papel da interação social no desenvolvimento do ser humano. Essa concepção de desenvolvimento humano, foi destacada no manuscrito de 1929, é diferenciada pelo caráter histórico a ela atribuído. Silva e Davis (2004) concordam com Vygotsky:
A interação com outros indivíduos tem, para Vygotsky, um outro caráter que não cumpre apenas a função de desenvolver a tolerância ou a solidariedade. Ela é uma necessidade ontológica, ou seja, é por meio das relações, que este se humaniza. SILVA e DAVIS(Conceitos de Vygotsky no Brasil, 2004, p.639)
A teoria sócio-historica, apresenta uma importante contribuição à educação. Ao traçar a compreensão do desenvolvimento humano, Vygotsky afirma que o sujeito constitui-se enquanto tal, especialmente, nas e pelas interações sociais, das trocas realizadas com outros sujeitos e não somente através dos processos de maturação biológica. Nesta perspectiva, o desenvolvimento do psiquismo humano é sempre mediado pelo outro, ou seja, pelas pessoas do grupo cultural, que indicam e atribuem significados à realidade.
“O aprendizado humano pressupõe uma natureza social específica e um processo através do qual as crianças penetram na vida intelectual daquelas qu a cercam” ( VYGOTSKY, 1991, p.161).
Davis e Oliveira (Psicologia na educação,1994), ao explicarem a construção social do sujeito a partir da perspectiva sócio histórica, defendem que, por meio do convívio social, a criança aprende a planejar, direcionar e avaliar a sua ação. As