O problema do látex aos profissionais da saude
1. O LÁTEX COMO PROBLEMÁTICA
O Latéx é um líquido leitoso da árvore Hevea Brasiliensis capz de causar reações de hipersensibilidade do tipo 1mediada por IgE E TIPO 4 (12).
A história da borracha comercial iniciou-se na Amazônia Brasileira, de onde foi levada para Londres por um botânico inglês Sir Wckham em 1876. Após 40 anos ingleses na Malásia e Holandeses na Indonésia reflorestaram grandes áreas com seringueiras. A colheita é V, no vértice coloca-se a tijelinha, que é recolhida duas horas depois para que a seiva seja defumada. Durante a segunda guerra mundial descobriu o processo de vulcanização da borracha, dando origem a borracha sintética.
Os produtos de látex tem atualmente um lugar fundamental na prestação diária de cuidados de saúde.
2. Profissionais de Saúde e o Látex
A alergia ao látex é um problema multidisciplinar em crescimento, devido nas principalmente profissionais da área da saúde , pacientes,terapeutas, médicos, etc..estão frequentemente expostos a alergia do látex, por consequência resulta em afastamento das atividades profissionais.
É importante que os trabalhadores da área de saúde reconheçam a patologia, para que façam a prevenção e o diagnóstico. Além das luvas existem vários produtos contendo látex. O próprio ar, ambientes de blocos operatórios e de enfermarias contém partículas de látex em aerossol que podem ser responsáveis por manifestações respiratórias.
3.Mecanismos Básicos de Hipersensibilidade
O primeiro relato de alergia ao látex data de 1927 na Alemanha, no entanto, só a partir de 1979 no British Journal of Dermatology de um caso de urticária de contato nas mãos, que a alergia ao látex passa a ser conhecida.
As manifestações clínicas consequentes às reações alérgicas de hipersensibilidade imediata vão desde rinite, urticária, conjuntivites, angioedema, asma, até anafilaxia.
As manifestações de reações adversas aos produtos que