O problema das drogas
Hoje o problema do consumo de drogas é um problema mundial, sendo na própria família, na escola ou no trabalho, a droga tornou-se parte do nosso cotidiano. Ela esta ligada ao aumento da violência e também o seu tráfico movimenta bilhões, uns comércio lucrativo, perigoso e violento. Seus efeitos nocivos levam à morte milhões de pessoas.
Falar sobre as drogas não é uma tarefa fácil, medos, duvidas e principalmente desinformação, mantém uma espécie de tabu sobre esse assunto. Muitos consideram o problema, como uma deficiência de formação ou uma dificuldade do individuo nos relacionamentos sociais; principalmente os jovens, que são hoje o grupo mais próximo das drogas,talvez pelos lugares que frequentam,são motivados por sensações de euforia e pela falta de informações, buscam novas experiências constantemente se aventuram num mundo que muitas vezes não tem volta. Mas também tem as influências negativas da sociedade, em que miséria, desemprego, corrupção, violência e fome são retratos no nosso dia-dia; esses fatores contribuem para que as drogas passem a ser uma fuga desta realidade, cheia de contrastes, que leva à violência, ao desemprego, à corrupção, à fome, passando assim a ser um refugio falho e muito perigoso.
Sabemos que para derrotar nosso inimigo, a melhor forma é conhecer suas estratégias, seus caminhos e seus aliados, dessa forma para começarmos um combate ou uma prevenção eficaz, é importante conhecermos suas causas, suas consequências, efeitos, etc. A informação e a educação preventiva são os melhores caminhos para a prevenção: é preciso mostrar aos jovens, crianças e adultos sobre a extrema relevância do assunto, passando-lhes informações básicas para que possam ter sua própria postura de defesa contra as drogas.
A informação e a educação são importantes, mas não suficientes para combater esse mal; tem que haver um combate na raiz, combater o tráfico, nas cidades e também nas fronteiras, aplicar penas mais severas aos traficantes