História da educação
Referente a Lei 10639/36 segue-se a obrigatoriedade do ensino da história da Africa e dos africanos no ensino fundamental e médio.Essa decisão resgata históricamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasleira.Hitóricamente oo afro-brasileiro sofreu e sofre discriminação e injustiças,apesar de mais de 100 anos de Lei Áurea,e de já terem sido conquistadas várias leis que buscaram recuperar a identidade desse povo,continua sendo negado a este o acesso aos espaços políticos,aos bens sociais,à produção do pensamento e a riqueza, fazendo com que permaneçam na base da piramide social.
Palavras-chave:
INTRODUÇÃO
Todas as escolas públicas e particulares da educação básica, devem ensinar aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira.
Desde o início da da vigência da Lei 10639, em 2003, a temática afro-brasileira tornou-se obrigatória nos curriculos do ensino. Mas apesar disso a maioria dos alunos não conhece a contribuição histórico-social dos descenentes africanos no país.
DESENVOLVIMENTO
A cultura de um povo é tudo aquilo que ele acredita, pensa, cria e produz, seja no plano material, intelectual ou espiritual.É o que identifica os individuos de uma sociedade. Ela é cumultativa e passa de uma geração para outra possibilitando a formação de grupos, tribos e nações.
O povo africano tinha suas técnicas de plantio e na utilização de metal bem avançados, seus trabalhos tinham por bases ações coletivas e sua crença religiosa, obitida das forças da natureza, terra, água, ar e fogo, produtoras de toda energia (axé), os auxiliava no dia-a-dia, tornando-se mais agradavél. Hoje a cultura brasileira é mais rica mística e alegre graças a cultura afro.
Algumas manifestações culturais que conhecidas:
· Danças: Samba, congo, jongo, frevo, maracatu, maculele, bumba-meu-boi e afoxé.
· Festas populares e religiosas: Carnaval, Congala, Auto Quilombo, Festa do Candomblé, Festa do Divíno, Festa do Iemanjá, Festa