O Principio da Contabilidade na Administração
Alguns pensadores da ciência contábil indicam que o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais. É suprir a organização, seja qual for a sua missão e o seu tamanho, de informações úteis e em tempo hábil para dar suporte às decisões necessárias.
Princípios de Contabilidade
Os princípios de contabilidade são as premissas da ciência contábil, os conceitos que guiam o seu objetivo (gerar informações) e o seu objeto (patrimônio da entidade).
Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o
Patrimônio das Entidades.
São Princípios de Contabilidade:
1. Princípio da Entidade
2. Princípio da Continuidade
3. Princípio da Oportunidade
4. Princípio do Registro Pelo Valor Original
5. Princípio da Competência
6. Princípio da Prudência
Entendendo os Princípios:
1. Princípio da Entidade – reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Por consequência, nesta acepção5, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
2. Princípio da Continuidade – pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração6 e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. 5 - Acepção: sentido; interpretação
6 - Mensuração – É o ato de medir, ou seja, de determinar o valor de certas grandezas.
Em Contabilidade, o processo de mensuração de ativos consiste na atribuição de valores monetários aos elementos que compõem o patrimônio.