O principe
Ano de nascimento: 03/05/1469
Ano de falecimento: 22/06/1527
Quem foi? Embaixador, escritor, diplomata, pensador e político.
Onde viveu? Viveu sob o esplendor político de Florença. Morava em Florença na Itália.
Onde produziu a obra ? Indultado por intervenção direta de Juliano de Medici, Maquiavel tenta, sem êxito, retornar à vida pública. Impedido de trabalhar, recolheu-se ao exílio na propriedade da família, de San Andréa in Percussina, perto de San Casciano, a cerca de quarenta quilômetros de Florença.
O Príncipe começava a nascer, embalado pelas agruras do exílio.
O contexto histórico da época: Na época estava ocorrendo transições, a concorrência do comércio internacional gerava lutas, surgia o Renascimento, os feudos estavam em decadência, relações comerciais, novas descobertas técnicas, científicas e marítimas, mas sem estruturas políticas e sociais estruturadas. As mudanças de instituições e de valores em uma velocidade alucinante, em um ritmo nunca vivido antes pela civilização ocidental cristã.
O que compete a um príncipe acerca da milícia?
Os príncipes devem ter o pensamento da guerra, suas leis e disciplina acerca de suas milícias.
É melhor ser amado ou temido? A obra alerta que para se manter em um principado é melhor ser temido á amado pelos seus seguidores. O príncipe deve fazer-se temer de modo que mesmo que não ganhe o amor dos súditos pelo menos evite seu ódio.
Fé da palavra dita: Todos sabem quão louvável é um príncipe ser fiel à sua palavra e proceder com integridade e não com astúcia pois muitas vezes confundem a cabeça dos homens com astucio. Um príncipe não pode enganar seu povo, é necessário estar no comando pessoas que cumprem o que dizem, que articulem, cumpram suas promessas e dialoguem.
Como evitar o desprezado e o odiado?
O que mais contribuirá para fazê-lo odiado é a conduta rapace, a usurpação dos bens e das mulheres dos súditos o que deve evitar. É importante que o