O principe
R: Na Itália um período marcado pela instabilidade política, pelas guerras, estando á Itália dividida pelo poder da igreja o domínio da Franca e da Espanha configurando um principado misto e hereditários falhos.
“As falhas de Luis XII deixando de ocupar Milão e auxiliando o papa Alexandre VI ao ocupar a Romanha, faltaram os amigos, acrescentou poder espirutal e também temporal a igreja e dividiu Na polis com o rei da Espanha”.
Maquiavel pretendia ou desejava uma Itália unificada e dominada por um príncipe forte e legitimo.
2-Qual a importância do príncipe exemplifique? Uma figura central e de maior importância?
R: Uma figura central e de maior importância no poder. O príncipe era designado à ordem o controle do seu povo, eliminar qualquer ameaça de rebeldia ao seu governo, organizar defesas contra invasores de outros reinos e de estrangeiros e também tentar dominar outros, reinos, assim mantendo ordem, prosperidade e ampliação do seu reino.
3-Segundo o príncipe, toda cidade estaria dividida em dois desejos opostos. Que desejos são esses os explique?
R: O desejo dos grandes de oprimir o desejo do povo de não ser oprimido e nem ser comandado. A cidade é tecida por lutas internas que obrigam á instituir um pólo superior que possa unificá-lo e dar se identidade.
4-Qual é segundo Maquiavel, o ponto de partida para refletirmos sobre a política?
R: Como Vimos o ponto de partida para ele é a divisão social entre os grandes e o povo, necessidades de organização, regulamentação das leis e administração dos bens, preservação dos mandos através de alianças, negociações e acordos políticos interno e externo, corrupção, nepotismo e favorecimento.
5-Qual é a finalidade da política?
R: A finalidade da política era conquistar e manter o poder ou a autoridade utilizando tanto os meios lícitos e ilícitos, ou seja, fazer uso da religião, da moral, da força da crueldade