O Principe resumen corto
Nicolau Maquiavel
Capitulo 1
De quantas espécies são os principados e de que modo são adquiridos.
Todos os estados, todos os governos que tiveram e tem autoridade sobre os homens, foram e são ou republicas ou principados. Os principados são: ou hereditários, ou novos. Os novos podem ser totalmente novos, ou são como membros acrescidos ao Estado hereditário do príncipe que os adquire.
Capitulo 2
Dos principados hereditários.
Para a preservação dos Estados hereditários e afeiçoados à linhagem de seu príncipe, as dificuldades são assaz menores que nos novos. O príncipe natural tem menores razoes e menos necessidade de ofender: donde se conclui que deve ser mais amado, e logico e natural que seja benquisto de todos. Porque uma mudança sempre deixa lançada a base para a ereção de outra.
Capitulo 3
Dos principados mistos.
Mas é nos principados novos que residem as dificuldades. Se não é totalmente novo mas sim como membro anexado a um Estado hereditário (quase misto) as suas variações resultam principalmente de uma natural dificuldade inerente a todos os principados novos.
Quem conquista querendo conserva-los deve adotar duas medidas: a primeira, fazer com que a linhagem do antigo príncipe seja extinta; a outra, aquela de não alterar nem as suas leis nem os impostos.
Mas quando conquistam territórios numa província com língua, costumes e leis diferentes, aqui surgem as dificuldades e é necessário haver muito boa sorte e habilidade para mantê-los. E um dos maiores e mais eficientes remédios seria aquele do conquistados ir habita-los. Estando no local, pode-se ver nascerem as desordens e rapidamente, podem ser elas reprimidas; ai não estando, delas somente se tem notícias quando já alastradas e não mais passiveis de solução.
Outro remédio eficaz é instalas colônias num dois pontos, que sejam como grilhões postos àquele Estado, eis que é necessário ou fazer tal ou ai manter muita tropa.
Aquilo que todo príncipe inteligente deve fazer: não somente