Trabalho de Cartas de Controle
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS - FUNEDI
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA- INESP
CARTA DE CONTROLE NP
Ana Carolina do Amaral
Ana Flávia Ribeiro Amaral
Bruna Martiniano
Ewaldo Soares
Flavia Silva
Mariana Lara
Maynara Luiza
Paula Karolina Farias
Valquíria Castro
Divinópolis, outubro de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA-INESP
Engenharia de Produção – 6º Período
CARTA DE CONTROLE NP
Trabalho apresentado para obtenção de créditos relativos à disciplina de Engenharia da Qualidade, ao professor Moisés Teles responsável pela matéria.
Divinópolis, outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Entre as ferramentas da qualidade, a carta de controle é a mais utilizada nas empresas e indústrias, pois capta melhor as informações de um processo. A Carta de controle é utilizada para determinar se o processo está operando em controle estatístico, e basicamente é representada por um gráfico em execução que inclui estatisticamente limites de controle superior e inferior. O objetivo de uma carta de controle é detectar quaisquer alterações indesejadas em um processo, sendo que quando ocorrem mudanças, estas serão sinalizadas por pontos anormais em um gráfico.
Em controle de qualidade, é utilizado o termo “atributo”, que se refere àquela característica da qualidade que pode estar, ou não, conforme com as especificações. São usadas quando se pretendem avaliar características do tipo qualitativo, como por exemplo, cor, brilho ou existência de defeitos como manchas ou risco, presença de uma etiqueta, continuidade de uma costura, número de acidentes/hora, número de clientes reclamantes, e número de reclamantes/cliente. Os atributos existem na maioria dos processos técnicos ou administrativo. Eles são divididos em percentual de não-conformes (se referem a contagem do número de produtos/peça defeituosas, ou seja número de