PRADARIAS Artigo Biogeografia
INTRODUÇÃO As pradarias (bioma) possuem distribuição em cinco continentes assumindo nomenclaturas e denominações diferentes (pradarias, estepes, pampa e veldi) devido a algumas diferenças, mas com semelhanças em sua formação fitogeográfica e zoogeográfica (COLOCAR ALGUM AUTOR QUE FALA). Na América do Sul recebe a denominação de Bioma Pampa (IBGE, xxxx), ocorrendo na Argentina, Uruguai e Brasil, nesse último apenas no Estado do Rio Grande do Sul. Nesse artigo, elaborado para disciplina de Biogeografia, vamos focar nas questões propostas, para tanto dividimos o mesmo da seguinte forma: Pradaria - o conceito; distribuição geográfica; distribuição no Brasil; relação com regiões fitogeográficas; relações clima x solos x vegetação x fauna; ação antropogênica (estado atual dos problemas) biodiversidade e proteção. Essa divisão foi realizada por uma questão didática e para facilitar a compreensão.
PRADARIA - O CONCEITO As pradarias (e suas mais diversas nomenclaturas) são caracterizadas por serem constituídas por
"vegetações típicas de áreas de clima temperado continental, e se estabelecem geralmente em áreas com relevo de planícies. Em razão do clima rigoroso, estes Biomas praticamente não apresentam espécies arbóreas, e são constituídos basicamente por gramíneas (herbáceas) que podem alcançar até 2m de altura" (Universidade Castelo Branco, 2010).
Nesse sentido, essa característica marcante de clima e flora faz com que se tenha uma fauna específica nessas regiões, em virtude de que o "imenso manto de herbáceas é uma fonte rica de alimento", fazendo com que a constituição predominante seja de herbívoros, bem como seus predadores, insetos e uma pequena quantidade de mamíferos (Universidade Castelo Branco, 2010). DISTRIBUIÇÃO NO GLOBO
Fonte: Slides de Aula Prof. Pedro Quevedo
DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL
RELAÇÃO COM REGIÕES FITOGEOGRÁFICAS
RELAÇÕES CLIMA X SOLOS X VEGETAÇÃO X FAUNA
AÇÃO ANTROPOGÊNICA (ESTADO ATUAL DOS PROBLEMAS) BIODIVERSIDADE E