O povo do lago
RESUMO DO LIVRO
O Povo do Lago
Disciplina: História Antiga – Turma: 1º Período – 1º Semestre de 2011.
Docente: Prof. Dr. Marcos Antônio Domingues Teixeira.
Discentes: Jéssica Caroline G. de Souza
Josiane Paiva Januário
Porto Velho- RO
2011
O cenário do Povo do Lago há cerca de 15 milhões de anos atrás, na era do Mioceno, ocorreu na África. Na ocasião a paisagem africana era muito diferente de hoje.
Há cerca de 12 milhões anos atrás, na metade do Mioceno, imensas lavas e gases incandescentes perfuraram crateras formando enormes vulcões. Com o passar dos tempos, os antigos vulcões foram aterrados pelos elementos despejados na superfície, modificando o relevo.
O fundo do vale que atravessa a Tanzânia, o Quênia e a Etiópia é marcado por lagos e vulcões em maior ou menor grau de extinção. Está igualmente repleto de sítios de fósseis, ricos em remanescentes dos nossos ancestrais primitivos e seus primos australopitecíneos.
O vale da Grande Fenda se estende em direção ao norte, partindo do Quênia para a Etiópia na África moderna, formando a bacia do espetacular lago Turkana, espetacular não somente pela beleza do lago e seus arredores, como também apresenta um rico tesouro que é a coleção de fósseis pré-humanos enterrados nas camadas dos depósitos à margem leste do lago.
O lago é alimentado pelo rio Omo, o mais importante, e também por inúmeras correntes e rios sazonais, essa situação é ideal para criar um registro fóssil: os ossos podem ser rapidamente enterrados na lama fina dos rios e do lago; tal processo, antes de tudo, impede a deterioração do osso, e, em segundo lugar, facilita a substituição gradativa dos produtos químicos do próprio osso pelos minerais duros das rochas. Os antigos sedimentos dos rios e do lago é que têm ajudado a preservar os fósseis que são encontrados hoje em dia.
Durante um período de aproximadamente 4 milhões de anos, foram armazenados