ESTUDO DIRIGIDO DO FILME “MACUNAÍMA”
Descobrindo a maldade do filho, a mãe de Macunaíma deu-lhe uma lição, desprezando-o na selva para que aprendesse a viver. Ao voltar para sua casa, o protagonista, já adulto, perde sua mãe e decide ir morar na cidade grande, levando consigo seus irmãos. Continuando na malandragem, Macunaíma envolve-se com corruptos que pudesse explorá-los financeiramente, bem como aos seus irmãos. Depois de um período tumultuado na modernidade urbana, Macunaíma volta à selva e se entrega ao seu repouso eterno em um lago onde pretendia “se dar bem”.
Satiricamente, o autor explora e relata os problemas socioculturais históricos do Brasil e da sua população através das falas, dos cenários e das cores utilizadas, mostrando metaforicamente o que se passava no Brasil da época (e que ainda se passa nos dias atuais): um povo com cultura típica que passa a explorar culturas inexploradas para tomar vantagens, sem medir as consequências.
O filme “Macunaíma” é uma comédia contando a história de uma criança chamada Macunaíma, que já nasce grande, porém permanece sem falar até os sis anos de idade com atitudes infantis até tornar-se adulto, para não ter que trabalhar, essas atitudes são provas de sua preguiça. Tirando proveito da sua meninice, Macunaíma explorava seus pais e irmãos, até que, usando sua insensibilidade, fê-los passar necessidade e até fome. Macunaíma retrata o comportamento desanimado do povo brasileiro que não gosta de trabalhar.
Descobrindo a maldade do filho, a mãe