o povo caipira
Brasil Caipira
Fabricio Plinia
Luana Figueiredo
Talita Cristina
6° B Administração (manhã)
Profº. Thales
Ribeirão Preto 2014
Um pouco da historia Caipira
A tendência de chamar todos do interior é pejorativo.
O caipira é o morador da Paulistânia é uma mistura do português e o índio. É um dos tipos do homem rural brasileiro.
Durante um século e meio, os paulistas se fizeram cativadores de índios primeiro para ser os braços e as pernas do trabalho de suas vilas e sítios, depois com mercadoria para venda aos engenhos de açúcar. E o Negro entrou com a escravidão para o plantio de café
O sertão foi um poderoso fator psicológico do Bandeirismo lá estava a fortuna, índios e certamente minas de metais e pedras preciosas. Os paulistas andaram além do sertão desvendados, mas a grande esperança sempre foi deparar com minas de ouro, prata ou pedras preciosas.
A Paulistânia descobriu toneladas de ouro, em toda parte nos rios. Naquela época não havia ninguém e de repente surgiram varias pessoas.
Com o ouro fizeram igrejas, construções e surgiu a cidade de Ouro Preto.
O ouro foram acabando de São Paulo e assim eles iam para outras cidades. E com isso foi criando; porco, vaca, fazendo queijo. Isso cria uma cultura caipira. Essa era caipira foi muito transformada com a plantação do café.
Os caipiras isolados dos centros urbanos ele periodicamente se encontra em função das necessidades comunitárias do Bairro. Exemplo é a Festa de São João quem faz tudo e o pessoal do bairro. Como disse um caboclo “O BAIRRO É UMA NAÇÃOZINHA”.
Bibliografia http://www.brasilcultura.com.br/cultura/cultura-brasileira-caipira/ Cap 7 O Brasil Caipira O Povo Brasileiro Darcy Ribeiro
https://www.youtube.com/watch?v=-boRNxuIANE&index=7&list=PLjHmQpe56BuI4KCZZzCETWKT5afqFL-lo.