desamparo aprendido
O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo abordar a ideia e o conceito de desamparo aprendido como uma das hipóteses explicativas para a presença de depressão em indivíduos, aparentemente, não apresentariam tais sintomas.
DESENVOLVIMENTO
Compreende-se por Desamparo Aprendido, um déficit específico, de uma resposta específica, produzido pela exposição a estímulos aversivos incontroláveis específico, ou seja, um indivíduo após passar por alguma atividade na qual tenha tipo um desempenho negativo, passa a acreditar na sua incapacidade de repetir, com qualidade, a atividade em questão e tal situação faz com que o indivíduo desencadeie sintomas de depressão por sentir-se incapaz de reagir e\ou realizar atividades desafiadoras.
A definição e a ideia, de Desamparo Aprendido, foram desenvolvidas em 1965 pelo psicólogo Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, inicialmente o experimento foi feito com cães e posteriormente com seres humanos. É importante destacar que nas duas situações de pesquisa ficaram comprovadas e veracidade da definição em questão.
O Desamparo Aprendido pode ser desenvolvido, principalmente, nas atividades em que há cobranças excessivas ou falta de autonomia e interferência externa, dessa forma, é possível que pais e professores contribuam com o desenvolvimento dos sintomas, uma vez que ambos os exemplos encontram-se na função de contribuinte do desenvolvimento intelectual e social dos mais jovens e por acreditarem que determinadas interferências não poderão contribuir negativamente na formação da identidade e na saúde mental do indivíduo.
Alguns dos efeitos do Desamparo Aprendido estão diretamente ligados a falta de foco e sentimentos de desesperança e influem, também, na formação da autoimagem, na criatividade e no bem-estar positivo. É neste enfoque que o Desamparo Aprendido relaciona-se com a depressão, pois o indivíduo depressivo apresenta