AP de Pensamento Social Brasileiro
(Fonte: http://kikacastro.com.br/2013/11/20/dia-da-consciencia-negra-by-angeli-parte-2/) 1) Pensando no conteúdo dessa charge e nas teses sobre o Brasil com as quais lida o pensamento social, podemos dizer que ela se aproxima mais de qual delas? Marque a alternativa correta: a) Natureza versus Cultura
b) Ordem versus Progresso
c) Ressentimento versus Ufanismo
d) Povo versus Elite Comentário: A tese “povo versus elite” (aula 11) “explica as relações entre as classes dirigentes e as camadas subordinadas no plano das relações sociais e políticas de nosso país”. Dentro dessa perspectiva a mestiçagem e a presença do contingente negro, especificidades do povo brasileiro, invibializaria a possibilidade da formação e/ou existência de um povo ou de uma nação civilizados. Ainda, o fato dos portugueses que formaram o povo brasileiro ser predominantemente “degredado” não auxiliou no processo civilizatório. Ainda, “Considerar o povo degradado dominado pela ambição do ouro e pela sensualidade fez parte do ‘retrato do Brasil’ de Paulo Prado. A baixa qualidade do povo ou da elite volta e meia retoma nas interpretações do Brasil”. 2) Sabemos que o carnaval é uma festa tipicamente brasileira. Pensando na crítica que a charge realiza e na tese que ela suscita, veja as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta em que V é verdadeiro e F é falso: I. A charge é, de certa forma, uma ilustração da igualdade de classes proporcionada pelo carnaval e teorizada por importantes pensadores do Brasil.
II. A charge ironiza o carnaval, na medida em que este serve de ideologia da igualdade de classes, tão distante da realidade social brasileira.
III. A charge se relaciona com o pensamento de autores como Paulo Prado e Oliveira Vianna na medida em que valoriza a democracia e o desejo de igualdade entre as classes.
IV. A charge ressalta a importância do componente racial embutido na desigualdade de