brasil sertanejo
Na sexta parte do documentário O povo Brasileiro temos o Brasil
Sertanejo, enraizados na exploração do gado, no agreste, na caatinga e no serrado Brasileiro temos o povo sertanejo, que tinha como fonte econômica o pastoril, com a seca típica dessas regiões passavam por muitas dificuldades, esse povo era constituído de índios, portugueses e escravos.
O povo sertanejo sofria com o os fatores climáticos, a terra era seca, a violência era um dos fatores que mais prejudicava seu povo, guerras, lutas, um povo que teve que lutar muito. A problemática em questão era o fato das riquezas ficarem nas mãos dos fazendeiros e o restante da população vivia as migalhas, fome, sede, a vida era dura, a música que faz parte da cultura desse povo demonstra o quanto era dura à vida daquele povo como a música Asa
Branca de Luiz Gonzaga.
O povo sertanejo tinha forte apego na religião herdado na religião de
Portugal, crenças em santos e outras entidades, assim tem base forte religiosa, com o fanatismo da busca pelo salvador da pobreza.
Lampião foi um dos mais conhecidos cangaceiros, Parte dos sertanejos o via seus atos como heroísmo, bravura e guerreiro, já para outros ele era símbolo da violência. Outro nome forte foi Antônio Conselheiro que teve grande destaque na famosa Guerra de Canudos.
O sertanejo também tem grande valor na identidade nacional, sua cultura é muito forte, com sua música, danças, não perdendo a identidade herdada de seus antepassados.
Brasil Sulino
Na oitava parte do documentário O Povo Brasileiro, temos o Brasil
Sulino caracterizado pelos “Gaúchos” eram do Sul do Brasil, formados pelos chamados gringos, açorianos, portugueses, Alemães, Italianos entre outros que também tiveram grande miscigenação.
Surge com a chegada dos jesuítas espanhóis e as famosas missões, foi um dos maiores crimes contra a cultura de um povo, uma lavagem cerebral, impor aos índios novos costumes, a perda da sua identidade cultural, modificar