Brasil crioulo; caipira; sertanejo; caboclo; sulino
O aspecto cultural crioulo nasce em volta da economia açucareira, juntando todas as suas ramificações. Com isso, nasce uma civilização, a primeira de esfera mundial onde a América era o assentamento, a África a energia provedora e a Europa consumidora exclusiva.
Brasil Sertanejo
O sertanejo nasce nas regiões mais castigadas do Brasil. Região semi-árida. Muitos problemas se devem à escassez de água. Mas, apesar de tudo, o sertanejo é acima de tudo um guerreiro. Sempre enfrenta as adversidades de sua terra e vive no sertão, criando seu gado, mantendo sua plantação e pedindo a Deus que não deixe de “mandar chuva”.
Brasil Caipira
O cultura do caipira foi formada no interior de São Paulo e em outras regiões interioranas dos Estados vizinhos. Proveio duma mistura entre o português e o índio. Essa mistura se intensificou com as investidas dos bandeirantes.
Houve uma mistura até nas línguas, pois em São Paulo falava-se um tupi adaptado. Porém, por pressão portuguesa, o tupi não predominou como a língua portuguesa, embora alguns nomes de localidades e de pessoas ainda tivessem sido mantidos. O caipira produzia apenas o necessário para sua tranquila vida no campo. O artesanato e a música ganharam características próprias.
Morando distante dos grandes centros urbanos, eles tem grande censo de união entre as pessoas que moram no mesmo bairro, como uma pequena nação. Mas com o passar do tempo, houve certa extinção dessa cultura, por conta das grandes cidades. São Paulo virou uma “destruidora de caipiras”.
Brasil Caboclo
A cultura cabocla nasceu no norte do país. Com o contato do índio com o branco, intensificada com a ida dos nordestinos para Amazônia. Esse contato não trouxe muitos benefícios para o índio: mortes, doenças, extermínio étnico e cultural. O privitivismo de uma tecnologia adaptativa essencialmente indígena desapareceu em menos de um século.
Os índios foram sendo dizimados, sendo transformados em escravos para extração de