O povo brasileiro
Tudo começou com as grandes navegações de Portugal que se lançou-nessa aventura pelos mares principalmente por três fatores: a tecnologia de navegação e experiência comercial que possuíam; o caráter centralizado de seu Estado; por estarem agora livres do domínio mouro. Com a vinda dos português houve a mistura de raças onde Para explicar essas, Darcy Ribeiro mostra que ela foi sustentada por quatro pilares, são eles: as matrizes que compuseram o nosso povo, as proporções que essa mistura tomou em nosso país, as condições ambientais em que ela ocorreu, e os objetivos de vida e produção assumidos por cada uma dessas matrizes. A esses pilares se somam três forças: a ecologia, a economia e a imigração. Surgia assim um Brasil cuja economia era baseada no escravismo e no mercantilismo. A mistura dessas três raças foi mais intensa na época da mineração aurífera. Surgiram novas atividades para dar sustento à maquina mineradora, que permitiu a inclusão de diferentes etnias, além de permitir a expansão para o interior do país. A mineração atraiu levas de gente de todos os cantos, e essas foram forçadas a conviver.
OS BRASIS
Brasil Crioulo
O aspecto cultural crioulo nasce em volta da economia açucareira, juntando todas as suas ramificações. Com isso, nasce uma civilização, a primeira de esfera mundial onde a América era o assentamento, a África a energia provedora e a Europa consumidora exclusiva.
Brasil Caboclo
O Brasil caboclo nasceu da mistura dos índios genéricos com outros mestiços, depois que os portugueses queriam expulsar os franceses e ingleses das margens dos rios, onde haviam se estabelecido.
Brasil Sertanejo
O sertanejo nasce nas regiões mais castigadas do Brasil. Região semi-árida. Muitos problemas se devem à escassez de água. Mas, apesar de tudo, o sertanejo é acima de tudo um guerreiro. Sempre enfrenta as adversidades de sua terra e vive no sertão, criando seu gado, mantendo sua plantação e pedindo a Deus que não deixe