o povo brasileiro
`` Nossa primeira cidade, de fato, foi a Bahia, já no primeiro século, quando surgiram, também, o Rio de Janeiro e João Pessoa.´´ (pág.193)
`` As cidades e vilas da rede colonial, corresponde á civilização agrária, eram, essencialmente, centros de dominação colonial criados, muitas vezes, por ato expresso da Coroa para defesa da costa, como Salvador, Rio de Janeiro, São Luís, Belém, Florianópolis e outras.`` (pág.195)
`` O crescimento dos centros urbanos dá lugar a uma burocracia civil e eclesiástica da mais alta hierarquia e a um comércio autônomo e rico, integrado quase exclusivamente por reinóis.´´(pág.196)
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
`` A industria e a urbanização são processos complementares que costumam marchar associados um ao outro.´´ (pág.198)
Comentário
Relação Leitor\Obra
MONTAÑO, Carlos, DURIGUETTO. Maria Lúcia. Estado, Classe e Movimento Social, Ed. Cortez , São Paulo, 3ª edição, 2011, p. 66 - 76.
Weber e o Estado racional moderno
nota se no texto Weber e o Estado racional moderno, que Weber era considerado um dos fundadores da sociologia, e tinha como o objeto da sociologia a ação social, aquela orientada subjetivamente obtendo assim a resposta de outros visando a reação. O Estado para Weber tem vários aspectos, tendo como principal que o Estado é quem detém o legítimo uso da força, ou seja usa a força para cumprir a lei, que e para todos, assim os dominados aceitam obedecer a seus dominantes sem questionar o poder de legitimidade do Estado e nessa fase que entra a aceitação da dominação Legal, Tradicional e Carismática .
O Estado representa a forma máxima de organização humana, desenvolvendo um monopólio reconhecido pela sua soberania em relação a aceitação das formas de dominação e legitimação, desenvolvendo algumas formas de administração estatal,considerando o Estado como racional moderno.
O `` Mundo da Vida ´´ e o sistema no pensamento de Habermas nota se no texto O `` Mundo da