O potencial econ mico do ramo da constru o civil
Nesse contexto, a ampliação da complexidade organizacional, devido ao cenário econômico em que as referidas organizações estão contidas, faz crescer a necessidade de planejamento e gestão de informações para que estas possam ir até os gestores em tempo hábil, de modo a minimizar os erros do processo decisório (ARAÚJO; LUCA, 2006).
A gestão informacional requer o estabelecimento de processos, etapas ou fluxos sistematizados e estruturados, acompanhado dos responsáveis por sua condução, para que se obtenham os resultados desejados. Os fluxos dessas informações permitem o estabelecimento das etapas de obtenção, tratamento, armazenamento, distribuição, disseminação e uso da informação no contexto organizacional (VITAL; FLORIAN; VARVAKIS, 2010).
Por isso, Vendruscolo (2010) afirma que para pequenas e médias empresas, a saída para certificação das informações de modo a gerar diferencial competitivo fica a cargo das auditorias internas e externas. Contudo, uma solução anterior a essa é a instituição de uma controladoria, que engloba um conjunto de procedimentos e ações que permeiam toda a organização, buscando informações gerenciais pertinentes para a tomada de decisão.
Adicionalmente, Beuren, Gomes e Luz (2012) apontam que os principais motivos para a implantação da área organizacional de controladoria estão: melhorar o processo de gestão; buscar a eficácia no sistema de informações; construir um sistema de informações para a gestão da empresa; manter iniciativa para atender aos interesses da empresa a longo prazo; ter iniciativa para assegurar a competitividade da empresa.
Diante do