O posicionamento diante a industria cultura
Jerome Brunner , é um psicólogo que dedicou grande parte das suas obras ao estudo da psicologia, mas ganhou grande importancia no mundo da educação graças à sua participação no movimento de reforma curricular.
Brunner chama sua teoria de instrumentalismo evolucionista,pois, para o psicólogo e pedagogo , o homem depende das técnicas para a realização da sua própria humanidade e acentua o caráter contextual dos fatos psicológicos .
Através da influência do contexto e do social o processo de desenvolvimento, faz que a teoria de Brunner se torna a mais abrangente,fazendo com que ele consiga incorporar a transmissão social . O caráter desenvolvido pela teoria mostra , a capacidade que cada pessoa tem de se auto-regular .
Outro aspecto da teoria , é a que concede a cultura , a linguagem e as técnicas como nos meios que possibilitam emergência de modos de representação. Afirmando que o desenvolvimento cognitivo seja mais rápido , quanto melhor for o acesso das pessoas ao meio cultural e estimulante .
O papel que a linguagem tem para Brunner, nos obriga a diferenciar seu pensamento da teoria do epistemólogo genebrino .Sendo para ele que a linguagem tem um papel ampliador das competências cognitivas das crianças ajudando-as a uma maior interação com o meio cultural .
Sendo assim Bruner mostra a forma coerente, que as contribuições do maturacionismo e os contributos do ambientalismo ,pois, é através de uns e de outros que a criança organiza os diferentes modos de representação da realidade, utilizando as técnicas que a sua cultura lhe transmite.
O desenvolvimento cognitivo da criança depende da utilização de técnicas de elaboração da informação .Assim,ele procurou o desenvolvimento cognitivos para várias etapas como : até aos 3 anos de idade, a criança passa pelo estádio das respostas motoras, dos 3 aos 9 anos, faz uso da representação icônica ,e a partir dos 10 anos de idade, acede ao estádio da