Tratamento de águas cinzas e negras
Esta é uma proposta de conservação de água nas residências utilizando fontes alternativas de suprimento. É um método de reutilização de águas cinzas para fins não-potáveis, tais como lavagem de veículos, irrigação de jardins, descarga de vasos sanitários, etc.
As águas cinzas são coletadas em diversas fontes (lavatório, chuveiro, pia de cozinha, tanque e de máquina de lavar roupa). Essas águas têm concentração de matéria orgânica rapidamente biodegradável e sulfatos, sendo o tratamento relativamente fácil..
Veja na figura abaixo uma ilustração do projeto:
Material:
- Pedrisco
- Brita
- Casca de arroz
- Solo
- Areia
- Lona plástica
- Plantas (Papiro, Lírios ou Juta)
- Canos de Pvc
- 5 reservatórios de água
Os reservatórios podem ser caixas d’água ou de cimento impermeabilizados. Cada tanque deve ser calculado com capacidade para suprir o abastecimento de 3 m³ por pessoa .
Como fazer:
1. O primeiro passo é separar o esgoto da casa em as águas cinzas e negras, ou seja, separa-se o esgoto dos sanitários do restante do esgoto da casa. A água provinda dos sanitários é chamada de água negra pois possui muitos coliformes fecais e outros microorganismos muito resistentes, que são prejudiciais á saúde é não existe um tratamento eficaz destas águas..
Figura 1
2. A água cinza usada na casa será despejada em um primeiro tanque, que deve estar enterrado abaixo do nível do solo, nele ocorrerá a separação da água e do óleo, a água irá para o fundo do tanque onde será colocado o escape para o segundo tanque. O óleo ficará flutuando longe do alcance do escape de água.
Esta caixa deverá possuir uma tampa para a manutenção onde periodicamente (o tempo de manutenção depende do numero de habitantes da casa) deverá ser limpa com ajuda de um balde, retirando o excesso de óleo.
3. O escape de água deve ser colocado no fundo da caixa e subir até o topo da próxima caixa : veja o detalhe na figura 2.
Figura 2 4. Este é o tanque