o populismo no brasil
O Populismo no Brasil vai de 1945 a 1964, mas teve origem na revolução de 1930.
Getúlio Vargas procurando popularidade para se manter no governo, beneficiou os trabalhadores brasileiros com suas reformas trabalhistas.
Com a criação da CLT (Codigos de Leis Trabalhistas), a jornada de trabalho foi diminuída e a população não poderia receber um salário menor que o permitido pelo governo, o Salário Mínimo.
Um Governo Populista é o tipo de governo que o presidente é adorado pelo seu carisma e pelas suas ações governamentais. O líder populista é adorado principalmente pela população de baixa renda.
A principal característica dos Governos Populistas era a expansão da indústria e da economia capitalista.
Em 1945, o Estado Novo chegava ao fim mas, a politica getulista teve continuidade.
O Governo Dutra
Logo após a renúncia de Getúlio Vargas, o Governo Brasileiro ficou nas mãos do Ministro do Supremo Tribunal Federal, José Linhares.
José Linhares convocou eleições para presidente no ultimo mês de 1945. Os candidatos que concorreram a presidência foram:
Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro de guerra durante o Estado Novo.
Eduardo Gomes, ex-ativista do Movimento Tenentista.
Getúlio Vargas apontou Dutra para o povo brasileiro, dizendo que ele seria seu sucessor. Gaspar Dutra, graças ao apoio de Vargas, foi eleito pelo povo Presidente do Brasil.
No Governo Dutra foi promulgada uma nova Constituição em substituição a criada em 1934. Foi liberado o pluripartidarismo, dando a liberdade de criação a novos partidos políticos. No entanto, dois anos depois o governo brasileiro temendo o avanço do comunismo no país, declarou ilegal o Partido Comunista.
A ação mais importante do Governo Dutra foi a criação do SALTE, plano social e econômico que integrava saúde alimentação, transporte e energia.
O Retorno de Vargas ao Poder
Getúlio Vargas, maior expoente do populismo no Brasil, retornou ao poder de forma legal, sucedendo o