Conclusão do livro o que são recursos humanos
Graduação em Administração
“O que são recursos humanos”
Conclusão do livro
Tamires irla da silva lopes
Aracaju
2014
Tamires irla da silva lopes
“O que são recursos humanos”
Conclusão do livro
Psicologia aplicada à administração.
Prof. Rivaldo Sávio de Jesus Lima.
Aracaju
2014
CONCLUSÃO
Começarei ressaltando os recursos humanos e seu histórico. Logo depois trarei exemplos, onde irei abordar os pontos que concordo ou discordo com o autor Flávio de Toledo.
Como abordado no livro “O que são recursos humanos”, as organizações se dividiam da seguinte maneira:
Enquanto havia uma grande massa de mão-de-obra, existia um pequeno grupo, o qual detinha a hierarquia, formando assim a elite da organização. Nesse contexto, a burocratização só crescia, deixando as organizações mais rígidas. E qualquer tentativa dos trabalhadores de se integrarem nas decisões das empresas era vista como ato de rebeldia, de desacato à autoridade. Nessa época as ações de RH eram administrar materiais, objetos e não propriamente o pessoal. Com o passar do tempo, as tarefas no ambiente de trabalho foram cada vez mais divididas, ficando menores (e até minúsculas). Para a elite, essa divisão é a racionalização do trabalho (com o objetivo subtendido de evitar que o trabalhador pense) e para os trabalhadores essa racionalização é a “burrificação” deles mesmos.
Surgiram então movimentos dos trabalhadores contra o autoritarismo, contra os abusos das empresas privadas e contra a discriminação econômica. Foi aí que os órgãos do RH ficaram mais formais, passando a ter, além de suas funções básicas de recrutamento, treinamento e seleção, funções de “adaptar” o homem às rígidas estruturas das organizações, às máquinas e ao racionamento do trabalho.
Hoje, o RH se preocupa com a humanização e democratização das organizações. Nessa área, entende-se como humanização a