O Ponto de vista da mulher no mundo
Elúsia Dayne Leite Ribeiro
Evilyn Kananda Taveira Rodrigues*
Nilvanete de Lima Alves Cabral**
RESUMO
O trabalho apresentado trata das mudanças que ocorreram durantes os séculos nas participações da mulher dentro da sociedade e como estudo dentro de pesquisas acadêmicas. As mulheres, mesmo que isso não fosse escrito e explicitado, sempre participaram da formação cultural da vida humana, seu papel de submissão e de ser inferior não significou que elas se tornassem menos ativas como seres humanos. O preconceito de um país patriarcal fez com que histórias e atos não fossem vistos, à classe marginalizada foi deixada somente a aceitação da formação histórica sem conter toda a realidade existente.
Palavras-chave: Mulher. História. Preconceito.
1 INTRODUÇÃO
A história foi escrita em sua essência por homens enquanto as mulheres tiveram seus papeis e participações excluídos desta. A mulher ficou invisível até os anos de 1980, durante séculos a narrativa foi centrada somente no “grande homem”, os historiadores gradualmente voltaram a atenção para o problema da representação da mulher. (SILVA, 2008).
Ainda que definidas pelo sexo, as mulheres são mais que essa categoria biológica, elas existem socialmente e pertencem a diferentes situações familiares, diferentes idades e classes sociais, têm suas crenças e opiniões e etc. Por um longo tempo a historia das mulheres foi escrita a partir de convicções feministas, então ela esta vinculada e enraizada ao movimento feminista. (TILLY, 1994)
O Brasil se diz e se mostra um país liberal, o país do carnaval e que exala sexualidade. Mas o que se observa é que o Brasil é paternalista, preconceituoso e discriminatório. E mesmo que tenham acontecido consideráveis mudanças de comportamento na sociedade, o machismo e a discriminação continuam em grande escala. As brasileiras, mesmo no século XXI - que são a