O poder
Professor- Guilherme Marques Pedro
Aluno- Catarina Rodrigues nº30126
“Intervenção da NATO na Bósnia-Herzegovina”
Resumo
De modo a analisar a acção da Nato na Bósnia é necessário o entendimento de que para tal era fulcral a emergência de um novo entendimento de intervenção militar após o culminar da Guerra Fria. O resultado disso foi o sucedido na Bósnia, pois esta participação da NATO indica uma profunda transformação na natureza da organização.
Abstract
To analyze the action of NATO in Bosnia is necessary the understanding that was needed a new agreement in what concerns to military interventions after the Cold War. The result of that was the occurrence in Bosnia, because this intervention of NATO means a deep transformation in the nature of this organization.
ÍNDICE
Introdução 5
- Origem do Conflito 6
- Paz de Dayton 9
O “Novo Intervencionismo” 9
- A “Agenda para a Paz” 9
O Papel da NATO na Bósnia 12
- As forças militares multinacionais- IFOR e SFOR 13
- A imposição das provisões militares dos Acordos de Paz 14
- Os Protectorados Internacionais e o Caso da Bósnia 16
Conclusão 19
Introdução
A intervenção militar da NATO na Jugoslávia em 1999, foi um ponto de modificação nas relações internacionais no pós-Guerra Fria. Esta organização, devido ao efeito cataclísmico dos conflitos que decorriam na altura, teve de optar por um novo método de abordagem, um novo intervencionismo. O presente ensaio propõe-se então a desenvolver a questão do novo intervencionismo, com todas as controvérsias existentes por parte da NATO, e também reflectir sobre a intervenção da organização na Bosnia Herzegovina, a qual compreende uma série de movimentos realizados pela mesma na tentativa de estabelecer, e igualmente preservar, a paz durante o decorrer de todo o processo de estabilização do território, assim como no período que seguiu à Guerra Civil.
Com base na análise de