O poder e a organização
O poder e a organização estão indissoluvelmente ligados entre si. Os atores sociais não podem atingir seus próprios objetivos, a não ser através do exercício de relações de poder, mas ao mesmo tempo não podem dispor de poder uns sobre os outros, a não ser pela procura de objetivos coletivos. Poder contextual Sua base está na organização ou sistema no qual o sujeito está inserido uma função que lhe confere aplicação de atos influencias, com o objetivo de desencadear certas ações entre aquele que se encontram no seu âmbito de influência. Ex: Igreja, o Estado e as empresas.
A Coerção ou pressão
Utiliza-se da violência física, que vai desde a fome, sede, desconforto térmico, até a tortura e a morte. Na versão mais sutil são exercidas pela propaganda maciça, desinformação, mentira reiterada, distorção do fato, meias verdades e ameaças veladas.
A Posição
É o lugar que uma pessoa ocupa numa determinada estrutura sócia, seja uma sociedade, um grupo ou uma empresa, lhe concede autoridade para exercer a função.
A Recompensa
Compensação direta ou indireta, material ou emocional que é dada ao individuo como uma forma de reconhecer a sua contribuição. Poder pessoal Origina-se do próprio indivíduo suas características, personalidades, experiências, vivência conhecimento, energia vital, motivações interiores, criatividade, capacidade de enfrentar desafios, maturidade emocional, competência técnica, nível de assertividade intuição competência interpessoal.
Conhecimento
Trata-se da credibilidade inspirada pelo saber fazer, inspira respeito, facilitando a aceitação dos atos influenciais. É um compartilhar pela satisfação de partilhar, sem interesses ou intenções ocultas, quando é utilizada a qualidade das ações influenciais