o poder e a lei
O filme conta sobre o advogado de defesa criminal Mickey Haller, este que passou a maior parte de sua carreira defendendo muitos criminosos, incluindo um membro de uma gangue local de motociclistas, até ele encontrar o caso de sua carreira: Louis Roulet, um playboy de filho de um magnata imobiliário, que esta sendo acusado do espancamento brutal de uma prostituta.
Haller pensa que Roulet é inocente, depois de estar simplesmente no lugar errado, na hora errada. Haller e seu investigador analisam as imagens e provas. O caso carrega uma semelhança com outro caso defendido por ele no passado, o de Jesus Martinez, em prisão perpétua pelo assassinato de outra prostituta, apesar de sempre declarar-se inocente.
Haller tem uma filha com sua ex-mulher, uma promotora, que nunca apreciou dos esforços de Haller em nome de clientes culpados. Haller convence Martinez a se declarar culpado em troca de evitar a pena de morte. No decorrer Haller começa a se perguntar se ele deveria ter tentado mais, em nome de Martinez, ao invés de apenas o convence-lo.
Martinez fica agitado quando Haller o visita o no presidio e mostra-lhe a imagem de Roulet. Então Haller começa a suspeitar que Roulet pudesse ser o verdadeiro assassino no caso Martinez, mas vinculado por um segredo de justiça (cliente-advogado) ele não pode contar à polícia o que descobriu. Naquela noite, Roulet invade a casa de Haller e admite ter cometido o assassinato que colocou Martinez na prisão, e faz ameaças á família de Haller.
O investigador de Haller é morto a tiros após deixar uma mensagem na caixa postal dizendo encontrou a carta de Martinez fora da cadeia. A arma utilizada no crime do assassinato do investigador é uma pistola calibre 22, e Haller tinha uma Colt Woodsman calibre 0,22 que estava não estava na caixa onde a deixara. Haller entao vira suspeito de matar o investigador porque a polícia descobre que uma Colt Woodsman está registrada por no nome de Haller. Haller começa a acredita que