O poder da mídia e sua influência para a sociedade
Para que a população tenha a garantia de se expressar com liberdade é imprescindível que haja o acesso aos meios de comunicação, à mídia falada e escrita, pois só assim teremos a garantia de vivermos num país democrático.
Esta garantia está prevista na nossa constituição cidadã de 1988, na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, na relatoria dos países que compõem a Organização dos Estados Americanos e na Convenção Americana de Direitos Humanos.
Entretanto, devemos avaliar qual tipo de influência a mídia, considerada como o 4º poder, deve ter nos lares brasileiros.
Os meios de comunicação em massa devem contribuir para a valorização da diversidade cultural, a promoção dos direitos humanos, no combate a todo tipo de violência, no acesso à informação, entre outros.
Porém com o seu imenso poder de atingir grande quantidade de pessoas e visando a audiência a qualquer custo, acontece de violarem os direitos humanos, exibindo programas que incentivam a violência, a sexualidade e o consumismo.
Cabe a nós orientarmos as futuras gerações para evitar esse continuísmo e essa distorção de papel desses importantes meios de comunicação.
b) Desenvolvimento
O interesse em se estudar a mídia é recente e se explica pelo seu grande impacto causado na sociedade contemporânea. É o chamado 4º poder e a televisão é o principal disseminador deste termo. Mídia Significa meios de comunicação de massa (imprensa, televisão, rádio, internet, telefone, teatro, cinema, dança e etc.).
A mídia tem grande importância na construção de significados na sociedade brasileira, principalmente pela presença da televisão em quase totalidade dos lares, superando inclusive a influência da escola como espaço de socialização, conforme revela a Diretoria Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2006-2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):
Em 2007 das pessoas de 10 anos ou mais de idade,