O poder da comunicação
Introdução 1 1. O Poder da comunicação 2 1.1 Utilização da Linguagem 3 1.1.1 Persuadir 3 1.1.2 Manipular 3 1.1.3 Induzir 3 1.1.4 Impor 4 1.1.5 Lavagem Cerebral 4 Conclusão 5 Referências Bibliográficas 6
Introdução
Neste trabalho veremos um pequeno esboço sobre o poder da comunicação, como ela se aplica em uma sociedade rodeada de uma diversidade de elementos comunicativos, onde e como ela pode ser vista, que forças pode exercer ao direcionar a um indivíduo ou em um grupo de indivíduos, quais são os aspectos de diferentes formas de utilização da linguagem.
1. O Poder da comunicação
A comunicação é uma ferramenta presente no dia-a-dia da sociedade, a utilizamos com linguagens que servem para apresentar ideias, solicitar informações, transmitir e receber conhecimento, criar realidades, criar grupos de pessoas que sigam seus ideais ou até criar grupos para enfrentar algo – essas são apenas algumas das utilidades da comunicação que pode assumir várias formas.
O poder da comunicação pode ser visto no momento que se utilizam técnicas que transformam a comunicação em uma forma eficaz, onde o seu alcance chega a um entendimento comum. Podemos ver no nosso cotidiano, somos rodeados por propagandas sejam visuais, sonoras ou audiovisuais, como exemplo propagandas televisivas que expressam nossas necessidades diariamente, tentando nos convencer de que é ali que elas serão realizadas. As combinações de efeitos sonoros e visuais criam aspectos que sendo fáceis de perceber nos atraem a seguir uma ideia que foi criada para nos induzir e fazer com que a aceitemos, assim vemos que a comunicação foi utilizada de forma eficaz, pois chega ao nosso entendimento e nos convence a aceitá-la. Esse exemplo mostra que a utilização da linguagem certa ao seu público alvo certo a comunicação exercerá uma força sobre a sociedade.
Outro ponto que podemos analisar e entender o poder da comunicação é em uma sociedade democrática, pois ela elege