Tecnnologia em gestão de recursos humanos
Como ciência é um ramo das ciências humanas, ditas sociais, pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita integração entre pessoas, estrutura e recursos.
Além dos conhecimentos específicos em Administração, a técnica administrativa utiliza conhecimentos do Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística. São igualmente importantes para a ciência da administração a Psicologia e a Sociologia, sem esquecermos da Informática.
Instituições de Direito Público ou Instituições de Direito Privado criadas para fins lucrativos ou para finalidades sociais, dependem da ciência da administração para funcionarem, assim como o veículo precisa do piloto para o conduzir.
Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objectivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.[1] 1. Teoria Clássica Teoria da Relações Trata a organização como uma Trata a organização como um Máquina grupo de pessoas Enfatiza as tarefas ou a Enfatiza as pessoas tecnologia Inspirada em sistemas de Inspirada em sistemas de engenharia psicologia Autoridade Centralizada Delegação plena de autoridade Linhas claras de autoridade Autonomia do empregado Especialização e competência Confiança e abertura Técnica Acentuada divisão do trabalho Ênfase nas relações humanas entre as pessoas Confiança nas regras e nos Confiança nas pessoas regulamentos Clara separação entre linha e Dinâmica grupal e interpessoal staff 2. DECORRÊNCIAS DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS A organização passa a ser considerada como um conjunto de seres humanos que carecem de motivação, incentivos e