O poder da comunicação
O poder da comunicação vai muito além de falar-ouvir-falar. É mais do que isso,a comunicação é parte das atividades humanas, e o que nos diferencia dos animais irracionais.
Comunicando-se, você transmite idéias, faz solicitações, cria realidades, inventa possibilidades, transmite e recebe mensagens por intermédio da linguagem, falada ou escrita, bem como de sinais e símbolos, que podem ser visuais ou sonoros.
Hoje em dia, você precisa saber se comunicar, tendo em vista a finalidade de facilitar o convívio social.
Da mesma forma que a comunicação auxilia no entendimento, gerando uma ação comum, também pode ser utilizada para manipular pessoas, e quando isso ocorre, é capaz de destruir indivíduos, nações e organizações, em um efeito que se assemelha ao da falta de comunicação, que tem o poder de desagregar valores.
É no processo de comunicação entre as pessoas que podemos perceber a ocorrência de relacionamentos interativos ou manipulativos. Enquanto os relacionamentos interativos são altamente produtivos, os manipulativos são altamente destrutivos.
A mídia, nos dias atuais, exerce um poder de controle muito grande sobre os cidadãos ,aquilo que vemos e sabemos (é transmitido) através dos meios de comunicação. Porém, não paramos para analisar se aquele conteúdo merece total confiança. Os meios de comunicação manipulam a opinião pública, mantêm uma relação de poder, e não uma parceria como foi proposta no início da sua existência. Pensemos no alcance dos meios de comunicação de massa como possíveis formas de controle e manipulação. Então, esse “controle” e “manipulação” são reais e vivenciamos em nosso dia-a-dia. A mídia repassa para nós, cidadãos , da forma que quer e como quer, por não haver um controle, uma exigência maior na filtração das noticias. A mídia cria certo tipo de poder em cima da sociedade, cria certos preconceitos baseado em fatos