O poder da comunicação
INSTITUTO PARAIBANO DE ENSINO RENOVADO – INPER
UNIDADE – TAMBIÁ
AFONSO
ARLESON
GEANDERSON
LUIZ CARLOS SILVA
THIAGO
VERÔNICA
UNIDADE CURRICULAR: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
João Pessoa
2011
AFONSO
ARLESON
GEANDERSON
THIAGO
VERÔNICA
LUIZ CARLOS SILVA
UNIDADE CURRICULAR: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado como requisito da disciplina Gestão Empresarial do Curso de Gestão de Sistemas da Informação do Instituto Paraibano de Ensino Renovado – INPER. Orientador: George Sá
João Pessoa
2011
O poder da comunicação
A comunicação é muito mais do que o simples ato de falar, e um universo com varias ferramentas que você, pode usar no dia-a-dia para melhorar a qualidade do seu trabalho.Segundo o Dicionário Aurélio, “comunicação é o ato ou efeito de comunicar (-se). Emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos ou processos convencionados, que seja através da linguagem falada ou escrita, ou de outros sinais, signos ou símbolos, sonoro ou visual”. Ou seja, alem da fala, a expressão corporal, o olhar, o silencio e a maneira de se vestir também são formas importantes de se comunicar.
A comunicação existe sempre entre dois pontos ( O emissor e o receptor ), mas que o grande problema é quando surgem interferências entre esses dois pontos. O que é bastante comum.
Classifico essas interferências em cinco tipos principais: Dispersão, Linguagem, Meio de Comunicação, Entonação e Postura Corporal.
Dispersão: O Receptor pode estar disperso, e não presta atenção ao que você transmite. Isso entre outros motivos pode ocorrer por falta de interesse.
Linguagem: Muito comum esse tipo de falha na transmissão, o exemplo mais simples de citar é quando alguém usa uma linguagem muito técnica para explicar algo a um leigo nesse tipo de linguagem (ex: advogados, Técnicos de informática, etc)
Meio de comunicação: As pessoas se relacionam com o ambiente