o poder da comunicaçao
EXTRA! EXTRA! OS REPÓRTERES DO CARREFOUR MELHORAM A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
No primeiro tópico observei a preocupação do grupo Carrefour em garantir uma boa comunicação de idéias entre os funcionários do grupo que é de suma-importância isso para melhorar a eficiência do processo de comunicação. A comunicação seria por pessoa e rede de repórteres. Eles tiveram uma idéia consideravelmente que foi selecionar os próprios funcionários de vários setores para que atuassem como os próprios repórteres do Carrefour.
Segundo Antonio Marques Uchoa, diretor enfatizou “ são nossos olhos e nossos braços nas unidades para tornar a comunicação mais eficiente e deixá-la mais disponível para todos os colaboradores”. Também nas palavras do diretor do projeto “também serviu para que pudéssemos ouvir os colaboradores de todas as unidades.
No contexto relata que a deficiência na comunicação chega ser fonte de conflito, ou seja, não falam a mesma língua, então sendo assim, se torna uma comunicação sem eficácia, portanto, a comunicação precisa incluir a transferência e a compreensão do significado.
As funções básicas dentro de um grupo são: expressa, controle, motivação, emocional e informação. A comunicação funciona também para ver o desempenho dos funcionários e caso seja necessário observar as melhorias dentro do esperado. A comunicação dentro do grupo é fundamental para que seus membros expressem insatisfações ou suas satisfações e sua função final é facilitar decisões a ser tomada.
O processo de comunicação:
Emissor: inicia a mensagem pela codificada de um pensamento;
A mensagem: é o produto físico codificado pelo emissor;
O canal: é o meio pelo qual a mensagem viaja;
O receptor: é o sujeito a quem a mensagem se dirige, isso é a decodificação da mensagem;
O ruído: é o composto das barreiras á comunicação que distorcem a clareza da mensagem;
Feedback: faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendida e determina se a