O plágio
Um dos elementos fundamentais da globalização é a conectividade. Informações de fácil acesso derrubam barreiras do tempo e lugar. Possibilita a flexibilidade e informaçoes gratuitas e de acesso imediato. Base de consulta ilimitada tanto para assuntos academicos, quanto de informações e notícias.
Hoje o principal facilitador para "O Plágio" é a internet. Alunos e até mesmo graduados utilizam de maneira erronea infomações e trabalhos retirados da internet sem citar autores, ou até mesmo conferir se o que está sendo dito, condiz com o que o autor escreve.
A puniçao e os rigores para quem se apropria-se de idéias e obras tem sido cada vez mais rigorosas, tanto para instituição academica, quanto perante a lei.
Um bom trabalho fundamentado e elaborado são criados através de pesquisas bibliograficas autenticas e condizente com a idéia do autor, sem distorcer ou tendenciar suas opiniões.
Precisamos entender o tema, fundamentar nosso conhecimento com opiniões e idéias de diferentes autores, para assim expormos nossa compreensão e não simplismente "cópias" literarias.
Considero que muitos fatores levam ao Plágio.
Um deles é a falta de conhecimento sobre o assunto. Muitas pessoas desejam utilizar de forma consciente as informações de outros, mas não tem conhecimento de como fazê-lo. Acreditam que simplesmente relatar a citação no final do texto ou em uma nota de rodapé já estarão fazendo a devida referência e acabam, involuntariamente, cometendo o Plágio. Talvez seja porque o tema não recebe a devida importância dentro das escolas e ambientes acadêmicos, mas isso certamente seria um novo assunto de longa discussão.
Outro fator importante é a falta de ética. As facilidades em coletar informações que a internet proporciona se tornam um atrativo para o Plágio. Em poucos segundos levanta-se um grande conjunto de dados. Torna-se confortável fazer uma "colcha de retalhos" e apresentar como criação própria e atender a solicitação de entrega de um trabalho