O plano de deus para a salvacão
Há uma maneira definida do Senhor Jesus lidar com os descrentes para os salvar, para os equipar para serviço e para os preparar para a vida eterna no céu. De acôrdo com as normas fixas da Bíblia, a boa vontade e a total cooperação de cada um de nós são necessárias, se quizermos evitar a tragédia de um falso arrependimento. Todos nós podemos partilhar da maravilhosa experiência de sermos chamados pelo Senhor, da escuridão do pecado para a Sua maravilhosa luz. Convido o leitor a explorar comigo a imperscrutável riqueza do amor e graça salvadora de Deus, e a aceitá-las pela fé.
1. O chamamento
A humanidade tem o problema comum de ser pecadora e de ter de enfrentar as consequências da separação de Deus e do castigo eterno no inferno, se não se arrepender e não aceitar Cristo como seu Salvador. A Bíblia diz: “O pecado entrou no mundo através de um homem, e a morte através do pecado, e assim a morte tornou-se o destino de todos os homens, porque todos pecaram” (Rom.5:12; Rom. 3:9-12).
O pecado entrou no mundo através do pecado de Adão, e subsequentemente espalhou-se a toda a humanidade, penetrando toda a raça humana. A razão porque a morte se espalhou é que “todos pecaram”. E o castigo para o pecado é a morte tanto espiritual como física: “O salário do pecado é a morte” (Rom. 6:23; veja também 7:13). Todos os seres humanos herdaram a natureza pecadora de Adão depois da Queda, vindo ao mundo como pecadores (Salmo 51:5). O apóstolo Paulo afirma que nós estamos “mortos em trespasses e pecados” e necessitamos de ser espiritualmente restaurados e avivados por Deus (Efésios 2:1).
O próprio Deus mostra-nos o primeiro passo a dar para a conversão de pecadores. Êle chama-nos ao arrependimento e providencia o caminho para a nossa salvação: “Deus demonstrou o Seu próprio amor para connosco com a morte de Cristo por nós enquanto éramos aínda pecadores”(Rom.5:8).
Uma vez que o preço de todas as nossas transgressões foi pago, toda a gente em