Efesios
ÉFESO: Capital portuária da província romana; estava entre as cinco maiores cidades do império romano, região da atual Turquia.
Havia na cidade um templo dedicado à deusa grega Artemis, Diana para os romanos, deusa da caça, da fertilidade. (Atos 19.35).
Na sua segunda viagem missionária, Paulo passou por Éfeso (Atos 18:18-21). Ficou pouco tempo, mas deixou Áquila e Priscila, seus companheiros desde o tempo que ele havia ficado em Corinto (Atos 18:1-3). Paulo saiu de Éfeso com a intenção de voltar. Terminou a segunda viagem em Antioquia, donde partiu na terceira (Atos 18:22-23).
Nesta carta, Paulo pretende mostrar como Deus preparou a salvação desde a eternidade. O plano perfeito dele, o mistério revelado, envolve as próprias pessoas divinas.
Autor da carta: 1.1 e 3.1
Quando foi escrita: 3.1 e 6.20 – provavelmente, durante a prisão domiciliar em Roma – Atos 28.
Como são chamados os cristãos de Éfeso? – “santos ... e fiéis” 1.1
LOUVOR A DEUS PELAS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO.
Este trecho apresenta diversos fatos importantes sobre o plano eterno de Deus para nossa salvação. Entre eles:
1- ELEIÇÃO DO PAI (1.3-6)
“que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual”- recebemos bênçãos espirituais.
“nas regiões celestiais”- entramos em regiões celestiais. Mesmo enquanto estamos na Terra, Deus habita em nós e nós nele (João 14:17,23; 1 Coríntios 6:19; Gálatas 3:27).
“em Cristo”- as bênçãos estão em Cristo. Não há outro caminho que leve à salvação (Atos 4:12).
“assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele” – o plano para nossa salvação é eterno, Ele nos escolheu e nos predestinou segundo o bom propósito de sua vontade, para sermos pessoas santas e irrepreensíveis.
“e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” - recebemos a adoção de filhos. Que privilégio de entrar na