O planejamento no ensino em EaD
Antes da década de 90, o material didático, as atividades e avaliações de Ead eram impressos e enviados pelos correios, o que dificultava a interação aluno\professor\tutor.
O relacionamento interpessoal é de fundamental importância já que o foco central da aprendizagem a distância é o aluno e cabe ao professor\tutor possibilitar o desenvolvimento deste aluno e que o mesmo se sinta disposto a enfrentar os desafios propostos pelos tutores e colegas de curso já que este educador é o responsável pela construção do saber.
No sistema EaD a tutoria é marcada pelo trabalho de estruturar os componentes de estudo, orientar, estimular e provocar o participante a construir o seu próprio saber, partindo do princípio de que não há respostas feitas, a cada um compete “criar” um pronunciamento pessoal.
O tutor possui duas características essenciais: domínio de conteúdo técnico-científico e, ao mesmo tempo, habilidade para estimular a busca de respostas pelo participante. É essencial que o tutor tenha consciência do seu papel e da importância de saber “para que” e “o significado do proposto”.
Conclusão: Sabe-se que um dos problemas na educação é a autonomia do aluno em buscar o conhecimento.
As relações interpessoais entre as participantes, a comunicação interpessoal está associada A SABER OUVIR E EXPRESSAR IDEIAS PESSOAS.
O papel do tutor é fomentar a discussão, a troca de experiência e a criação da inteligência coletiva por meio de ferramentas síncronos ou assíncronas.
Em EaD, os momentos presenciais são fundamentais para a criação de empatia entre alunos e professores ou tutores, para a identificação de problemas na