O Planejamento Estratégico Dentro do conceito de Administração Estratégica
Faculdade Unida de Campinas – FacUNICAMPS
Pós – Graduação em Projetos Sociais e Políticas Públicas Sociais: Direitos Humanos, Cidadania e Violência.
Disciplina:
Docente:
Aluna(s):
O Planejamento Estratégico Dentro do conceito de Administração Estratégica
Brasília-DF / Junho de 2014
RESENHA CRÍTICA – O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DENTRO DO CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O artigo de Hernan E. Contreras Alday intitulado “O Planejamento Estratégico Dentro do Conceito de Administração Estratégica”. Trata da influência que a realização de um planejamento possui dentro da gestão organizacional abrangendo os diversos conceitos intrínsecos ao tema, assim como suas etapas de implantação e aspectos básicos que permeiam a visão estratégica.
O panorama mercadológico atual, é caracterizado por intensas mudanças econômicas, sociais e culturais. Por sua vez, estas foram ocasionadas pela quebra de barreiras geográficas devido ao aumento da velocidade da comunicação junto a facilidade de acesso a informação. Neste cenário, o mundo tornou-se plano, a economia global nunca esteve tão unificada, sendo que alterações econômicas de um único país pode afetar toda o mercado global. E é neste ambiente de acirrada concorrência que estão inseridas as organizações.
Percebe-se que tais circunstâncias tornaram impossível a sobrevivência de empresas que não possuam alto nível de flexibilidade e rapidez na tomada de decisões. Por isso a necessidade da criação de Planejamentos Estratégicos, que é conceituado como um método de gerenciamento que tem como objetivo guiar a organização de modo a proporcionar maior interação com o ambiente. Podendo ser esta integração negativa, que determinada pelo comportamento não reagente, não adaptativo e não inovativo. Que consequentemente desemboca em sobrevivência a curto prazo e possível extinção. Logo após destaca-se a integração neutra, caracterizada pelo comportamento reagente e