O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DENTRO DO CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Orlinda Costa Ramos, Zainne Oliveira e Josenilda Costa
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Herman E. Contreras Alday. O Planejamento Estratégico dentro do conceito de Administração Estratégica. Rev.FAE. Curitiba,v3,n. 2, p. 9-16,mai\ago. 2000.
2. CREDENCIAIS DO AUTOR
HERMAN E. CONTRERAS ALDAY é Engenheiro Mecânico, Mestrando em Administração e Direção de Empresas pela ESADE, Barcelona - Espanha Professor das disciplinas de Planejamento Estratégico e Administração Mercadológica na FAE, professor orientador de projetos no CDE da FAE.
3. RESUMO DA OBRA
Este artigo aborda a importância do Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica. Como também, o coloca como uma ferramenta essencial para a gestão das organizações. Além disso, Conceitua o Planejamento Estratégico como um método dinâmico de gestão que antecipa decisões sobre a forma de atuação a ser feita pela organização e faz um parâmetro entre o Planejamento de longo prazo e o Planejamento Estratégico para poder compreender que o primeiro não sobrevive em uma economia em constante mudança com tanta competividade no mercado atual. Visto que o Planejamento feito no passado, atua no presente e repercute no futuro da empresa como efeito positivo ou negativo, por isso precisa levar em consideração toda e qualquer oscilação do mercado.
4. ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA
Segundo o autor, o Planejamento Estratégico dentro do conceito de Administração Estratégica é de grande utilidade dentro das organizações uma vez que, ele permite traçar métodos capazes para impor metas a serem alcançadas pela Instituição. Porém, é necessário observar possíveis fatores como as mudanças nos ambientes econômico, social, tecnológico e politico. Só assim, pode-se refletir sobre qual a melhor estratégia para o funcionamento com eficácia na administração de