Scorcard
A estratégia como disciplina da administração é nova quando comparada com outras: é tratada como disciplina acadêmica a somente partir da segunda metade do século XX, a partir do pós-guerra.
Entretanto, como conceito, existe há muito tempo! Em 400 a.C, na China, Sun Tzu, general do Rei de Wu por quase duas décadas (até o seu falecimento), escreveu "A Arte da Guerra" que ensina que "o mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo sem lutar" (Tzu; 1983-9). Uma das máximas de Sun Tzu é que "se você se conhece e ao o inimigo, não precisa temer o resultado de uma centena de combates" (Tzu; 1983:9).
Neste Módulo você encontrará dois textos para conhecer as origens do pensamento estratégico (Evolução da Estratégia nos últimos 50 anos e 100 anos de Gestão), qual o relacionamento da estratégia com a experiência militar (Influências do Militarismo Na Administração), bem como algumas das polêmicas que envolvem três termos: Planejamento de Longo Prazo, Planejamento Estratégico e Administração Estratégica. (Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica)
O primeiro texto, Influências do Militarismo na Administração se refere a uma matéria da Revista Exame sobre a Segunda Guerra em seu aniversário de 60 anos e aborda as contribuições do militarismo e da Segunda Guerra na Administração, incluindo em relação à estratégia. Você verá que o pensamento estratégico começou a tomar importância a partir dela.
Os dois primeiros textos tratam sobre a evolução do pensamento estratégico a partir da segunda metade do século XX (ou seja, a partir do final da Segunda Guerra), bem como sobre os diversos “pensadores”/autores envolvidos e suas contribuições
Já o texto Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica aborda sobre alguns dos conceitos por traz do Planejamento de Longo Prazo que hoje é considerado por alguns como uma mera projeção de valores, sem considerar o ambiente onde a organização