O planejamento educacional: a influência dos organismos internacionais na implementação das políticas
Igor da Silva Duarte¹
Resumo: O presente artigo aborda como a ideologia neoliberal, que eximi o Estado da esfera social, política e econômica, vem influenciar nas políticas educacionais para o Brasil. Impondo de forma dominadora a nova necessidade de acumulação do capital, buscando uma maior competitividade e uma formação do capital humano adequado que atenda o mercado de trabalho, a educação se remodela diante das regras definidas pelos organismos internacionais.
Palavras chave: Organismos Internacionais; Ideologia Neoliberal, Políticas Educacionais.
Resumen: En este artículo se describe cómo la ideología neoliberal, lo que alivia el estado de la esfera social, influencia política y económica en la política educativa ha sido la de Brasil. La imposición de un dominador en una nueva necesidad de la acumulación de capital, en busca de una mayor competitividad y la formación de capital humano adecuado que cumpla con el mercado de trabajo, la educación es la remodelación de las normas establecidas por organismos internacionales.
Palabras clave: Organizaciones Internacionales, La Ideología Neoliberal, La Política Educativa.
INTRODUÇÃO O modelo educacional que presenciamos na atualidade, que tem como objetivo a reprodução da ideologia neoliberal, formando indivíduos qualificados que atendam ao mercado de trabalho altamente competitivo, sofre uma grande influência de diversos organismos internacionais. Essa influência vem a ser o resultado de um conjunto de medidas, compostas por regras básicas, que foram adotadas a partir do documento conhecido como Consenso de Washington, onde efetivamente se imprimiu o modelo neoliberal de desenvolvimento econômico a ser implementado nos países em desenvolvimento que passavam por dificuldades.
____________________
¹ Aluno do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Disciplina Política e Planejamento