O petroleo no Brasil
Em 1930, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio de Basto com base no relato de populares, ele teve a informação de que os moradores de Salvador, utilizavam uma “lama preta” como combustível de suas lamparinas. Realizou testes e experimentos que atestavam a existência de petróleo nessa localidade. Contudo, não possuía contatos influentes que poderiam investir em sua descoberta. Já em 1932 conseguiu entregar ao presidente Getúlio Vargas um laudo técnico que atestava o seu achado.
2) Onde e quando começou a ser produzido o petróleo no Brasil?
Na mesma década, a descoberta de importante riqueza foi cercada por uma série de medidas institucionais do governo brasileiro. Em 1938, a discussão sobre o uso e a exploração dos recursos do subsolo brasileiro viabilizou a criação do CNP - Conselho Nacional do Petróleo. Em suas primeiras ações, determinou que as jazidas pertencessem à União. No ano seguinte, o primeiro poço de petróleo foi encontrado no bairro de Lobato, em Salvador/BA. Logo em seguida, novas prospecções governamentais saíram em busca de outros campos de petróleo ao longo do território brasileiro. No ano de 1941, o governo brasileiro anunciou o estabelecimento do campo de exploração petrolífera de Candeias, Bahia.
3) Quando foi criada a PETROBRAS?
Apesar das descobertas em pequena escala de petróleo na década de 40, o surgimento dessa nova riqueza incentivou, em outubro de 1953, a oficialização do monopólio estatal sobre a atividade petrolífera e a criação da empresa estatal “Petróleo Brasileiro S.A.”, mais conhecida como Petrobrás.
4) Que acontecimento importante marcou o início das operações do Terminal Marítimo Almirante Barroso – TEBAR?
Em 1961 a 1969 foi a construção do terminal de TEBAR. A facilidade para o recebimento de petróleo cru, oriundo dos portos de São Sebastião e Santos, e a evolução do mercado consumidor da região, marcou o inicio das operações que, em 1968 o petroleiro