Petróleo no Brasil
O ciclo do petróleo no Brasil teve início no final do século XIX, quando aconteceram as primeiras buscas por este minério no subsolo brasileiro.
A primeira jazida de petróleo - viável economicamente – foi descoberta em 1939, no município de Lobato, mediações do Recôncavo Baiano, da qual foi retirado petróleo de boa qualidade e propício à comercialização.
O petróleo é um dos principais recursos minerais produzidas pelo Brasil.
No governo de Getúlio Vargas, em 1953, foi criada uma das mais promissoras estatais o mundo, a Petrobras com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.
1938- Primeira descoberta de petróleo no mar, onde novas fronteiras são exploradas pela Petrobrás.
1974- Descoberta de Petróleo na bacia de Campos -As águas continentais revelam grandes reservas; são desenvolvidas tecnologias próprias para exploração em alto-mar.
2000- Recorde mundial no Campo de Roncador, e alcança sucessivos recordes de profundidade de exploração no mar.
Se destacando internacionalmente com pioneirismo e excelência.
A descobertas de poços ultra profundos na camada pré-sal nas águas brasileiras é divulgada na mídia em época de prosperidade, otimismo despertando o olhar dos brasileiros de novo para o petróleo.
As reservas se encontram na costa de pelo menos 5 estados brasileiros. Dividido entre estados e municípios produtores e não produtores.
Com o passar do tempo, o Brasil se tornou uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultra-profundas.
No ano de 2007, o governo brasileiro anunciou a descoberta de um novo campo de exploração petrolífera na chamada camada pré-sal.
É o nome dado às reservas de hidrocarbonetos em rochas calcárias que se localizam abaixo de camadas de sal. É