Petroleo no brasil
Bofete, município do estado de são Paulo foi o primeiro lugar no Brasil a ser explorado em busca do tão sonhado petróleo nos anos de 1892 a 1896. No entanto, foi descoberta apenas água sulfurosa. No ano de 1939 foi descoberto óleo em Lobato município de Salvador na Báhia.
Nesse período o Brasil dependia 100% das multinacionais para a produção do petróleo. A cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo em terra no Brasil.
Após a segunda guerra mundial o Brasil já era um grande importador de petróleo e, no entanto, suas reservas eram significantemente pequenas, foi então que mobilizações civis criaram a campanha “o petróleo é nosso” que resultou na criação da Petrobrás em 1953 no segundo governo de Getúlio Vargas.
Após a crise petrolífera de 1973 a Petrobrás passou a procurar petróleo em auto mar, mais o Brasil ainda importava 90% do petróleo consumido. Em 1974 foi descoberto indícios de petróleo na Bacia de Campos, confirmado em 1976, desde então esta região passou a ser conhecida como a maior região petrolífera do país respondendo por mais de 2/3 do consumo nacional, ultrapassando 90% da produção petrolífera no ano de 2000.
Em 2007 a Petrobrás anunciou a descoberta de petróleo na camada denominada pré-sal. Estima-se ser o maior campo petrolífero já encontrado no Brasil. Estende-se por 800 km ao longo da costa brasileira que corresponde ao estado do espírito santo ao de santa Catarina, abaixo de espessa camada de sal, englobando as bacias sedimentares do espírito santo, de Campos e Santos. O primeiro óleo retirado de La foi em 2008 do porco tupi que estava em fase de testes.
A partir do ano de 2007 o Brasil tornou-se auto-suficiente na produção de petróleo.
Com a descoberta da camada pré-sal os olhos viraram-se para o lucro financeiro que Estados e municípios receberá pela retirado do material. Este lucro é conhecido como “Royalties” que o imposto pago pela empresa petrolífera ao governo pela retirado do